Dia do Café, conheça a história do fruto!

Dia_Café

Dia 14 de abril é o dia mundial do Café. Fui atrás da história do fruto para contar brevemente a vocês como o Café se difundiu mundialmente, tornando o Brasil o seu maior produtor. Reza a lenda que há mais de mil anos, Kaldi, um pastor da Etiópia (região da África), notou que suas cabras ao comer um fruto de tom vermelho queimado mudavam seu comportamento para mais agitado. Consequentemente, os animais demonstravam ter maior energia para as atividades exercidas.  O pastor compartilhou das observações com um monge da região, que decidiu experimentar alguns frutos no monastério. O café passou as ser difundido entre os monges, logo após que um deles utilizou o fruto na forma de infusão (mistura de substância com água fervente) e observou que a bebida o auxiliava contra o sono durante as suas orações.

O Café foi comercializado para as regiões da Europa por viajantes como o “Vinho da Arábia”. Alemães, franceses e italianos tentavam descobrir como cultivar o fruto, mas eram só os árabes que tinham total controle sobre a produção. Eles protegiam da melhor maneira para evitar que estrangeiros vissem a planta. Entretanto, foram os holandeses que conseguiram, por meio de plantios experimentais, iniciar o cultivo na Europa. Solidificando o hábito de tomar café como costume europeu. Percorrendo os anos para a época da colonização ao longo do mapa mundial, o fruto foi levado a novas terras que possibilitaram o plantio. Foi assim que chegou ao Brasil.

Confira a história do café em 1 minuto no vídeo abaixo:


Leia mais sobre a história do café no blog ABIC, que foi a referência principal para a nossa matéria.

Assinatura

4 Comment

  1. Lari says:

    Boa tarde! Estou voltando com meu blog, e com isso a procura de outros novos para poder visitar mais vezes.
    Muito interessante saber sobre a história! nunca imaginei que teria começado assim.
    http://maybe-i-smiled.blogspot.com.br/

  2. Que demais isso Wendyl!
    Eu não sabia da história do café! Já vou mostrar pro meu marido, ela ama café e está super se interessando pela cultura e tradição dessa bebida.

    Beijos!
    Blog Bianca Schultz

  3. Jesus amado …me disseram que os árabes tinha descoberto o café…sendo eles inclusive os mais famosos no ramo, existe até o costume de ler a borra do café para interpretação do destino…nossaaaa

  4. Wendyel Borin says:

    É verdade, Aziza! Bem lembrado :)

Deixe uma resposta