A importância de ler blogs

Imagem: We Heart It.
Um assunto que nós blogueiros nos deparamos com frequência é a falta de respeito dentre colegas no meio. Nos sentimos desrespeitados quando um outro blogueiro nos visita e comenta algo sem conexão com nossa postagem, ou até mesmo finge ler para apenas poder deixar o link de seu próprio blog. Dessa forma os mais indignados ignoram e não retribuem a visita, além disso protestam contra tais atitudes. Eu já expus diversas vezes minha opinião,  sou contra essa atitude superfula que muitos insistem em praticar. Já fui até contráriada em grupos no facebook, onde blogueiras defenderam o movimento segue-que-sigo-de-volta justificando que é uma forma de ajudar blogueiras iniciantes. Vocês concordam?

Para provar a minha opinião quero mostrar pelo menos para os leitores deste blog que ler outros blogs é de extrema importância. Querem ver? 
  1. Você evita repetir conteúdo que já existe e, pode ter inspirações para postagens únicas e criativas para o seu próprio blog.
  2. Um blog não é feito apenas do autor ou de quem publica no blog e, sim de um conjunto todo! Claro, seus leitores e outros blogueiros fazem parte do seu blog! Pense, você publica só para você? Procura um público? Faz parcerias com outros blogs para aumentar a visibilidade do seu blog? 
  3. Criando vínculos com outros blogs cresce a chance de conhecer pessoas dos mais diversos cantos do país, além disso nada impede que você expanda seus horizontes e conheça pessoas do mundo.
  4. As famosas parcerias com empresas no qual você faz resenha, elas não são tão simples de serem feitas. Lendo resenhas de outros blogs você pode criar as suas resenhas, diferente do que se vê por aí. Sai do comum!
  5. Os encontros entre blogueiros é uma das melhores programações que podem ser feitas. Imagina compartilhar dos mesmos assuntos e gostos? Essas pessoas sabem do que você fala e não vão ficar entediadas ao ouvir você falando desses tipos de assunto que todo blogueiro gosta.
Fiz uma pequena lista só para lembrar que ser blogueiro é muito maior do que a obsessão por visualização, seguidores, likes e afins. O sucesso vem quando você está sendo você, nada melhor do que um trabalho reconhecido. Então pense antes de entrar em um blog para implorar por uma visita, mude essa sua atitude e leia! Com certeza terão posts que vão acrescentar informações úteis a sua massa cinzenta.

Peço desculpas aos que não precisam ler esse tipo de coisa, pois sei que assim como existem maus leitores existem aqueles que por mais que não comentem são leitores de verdade e leem com muito gosto o que publicamos. 

24 Comment

  1. Wendyel, arrasou! Fiquei realmente feliz em ver alguém que concorda comigo. Sabe.. Você retirou as palavras da minha boca! Eu adoro comentar em blogs, gosto mesmo! Amo conhecer novos blogs, e mostrar minha opinião a um ponto onde não pode mais.. E sinceramente, fico muito triste quando vejo a pessoa comentando uma coisa totalmente sem nexo. Hoje em dia a blogsfera está cheia disso! Infelizmente.. Enfim, adorei o post! Desculpa o comentário enooooorme, haha.
    Beijos,
    Sonhos de Primavera // Um novo recomeço.. ;)

  2. Concordo plenamente com tudo o que você disse. Também não pactuo com a política do “me segue que te sigo de volta”. Acho uma idiotice, porque provavelmente essas pessoas apenas serão um número no seu GFC e nunca mais voltarão para fazer um comentário pertinente ou interagir com você. De que adianta ter um blog com números, mas vazio e sem qualidade. Eu fora. Sabe que quando criei meu blog segui uma dica preciosa da Bruna Vieira que disse “conheça os outros blogs da sua área, faça amizades”, e ela tem total razão. Os blogs não deviam ser inimigos, concorrentes ou fazerem disputas entre si, pelo contrário. As pessoas não entendem que juntas têm muito mais possibilidade de crescerem e melhorarem do que tirando o tapete uma das outras. E isso foi uma das coisas que mais gostei de criar o blog: conheci tanta gente legal, criei amizades com muitas pessoas e visitar blogs de amigo se tornou um hábito do meu dia-a-dia, muito gostoso.. aquele momento em que sento para visitar os amigos, compartilhar de seus pensamentos e sentimentos, expor minha opinião.. isso não tem preço.
    Beijão, Mi

    http://www.recantodami.com

  3. Falou tudo moça! Agora que vi seu blog, não conhecia não. Achei ele muito agradável, sua fonte de letra é linda rsrs. Mas sobre o post, concordo com tudo. Sempre deixei as coisas rolarem, o blog é um hobby, não uma obrigação. Vou conquistar meus leitores assim, naturalmente, aos poucos. Nunca fiquei implorando seguidores para atingir metas. Por isso foi uma grande surpresa hoje quando vi que estava com 100 seguidores, meu blog é tão pequeno!
    Enfim, me identifiquei muito com seu post. Tá tudo certo em questão de ser amigas dos outros.
    Beijos
    http://o-doce-mundo.blogspot.com.br/

  4. Nossa!! Concordo em gênero, número e grau com tudo o que você escreveu!

    Eu voltei com o meu blog esse ano, e me deparei com a enxurrada de “me segue, que sigo de volta”. Isso é muito ruim, porque nos “obriga” a entrar num blog que não nos identificamos e não criamos um público de verdade.
    É lógico que queremos ter muitos leitores, mas não é da noite para o dia que o reconhecimento acontece.

    Eu, sinceramente, nem entro nos blogs que me mandam essa tão temida frase “te segui, me segue de volta”.
    E ainda tem aquelas que mentem [sim..tem gente que mente na cara dura!] dizendo que seguiu e quando você vai conferir…nada.. simplesmente era mentira! Aff!

    E é tão legal ler blogs recentes e originais.. cansei de ver nos blogs famosos o mesmo assunto.. a mesma make..a mesma roupa… a mesma marca..o mesmo mundinho perfeito e cor de rosa…[Acho que estou de TPM.. estou muito reclamona..rsrs.. mas é a verdade!]

    Muito bom o post. *.*

  5. Tamires says:

    Bacana o post, flor!!
    Sei la.. eu não costumo pedir pra me seguir, mas sei que se eu comento em algum blog sou “lembrada” e vc acaba tendo um contato maior com outras blogueiras, que deixam de te ver só como mais uma.
    Mas concordo com vc, sim. é chato criar um post e ninguém ler..
    Também não estou com muita moral para falar.. rsrs.. faz tempo que não posto no meu blog
    Bjus
    http://www.makesemelissa.blogspot.com

  6. menina tu arrasou na argumentação
    tudo isso é a pura verdade
    por exemplo eis me aqui comentando seu blog mas não sou tua seguidora, gostei muito
    toda vez que uma publicação sua chega no meu e-mail eu entro e leio isso não me obriga a te seguir nem comentar. e tbm não faz com que eu coloque qualquer besteira qui só pra deixar meu link
    adoro voc e tudo que faz, é muito chato vc escrever e ninguem ler né
    beijooos florzinha e mais sucesso pra voc linda

    http://peequenavaidosa.blogspot.com.br/2013/06/tag-7-pecados-capitais-da-beleza.html

  7. Biia. says:

    Concordo com cada coisa que você citou, é ridículo pessoas que vão no seu blog, não leem o post e comentam “adorei o post.. seguindo, sdv? ~~link do blog~~” sendo que nem seguiu o blog. Acho que devemos seguir o blog porque gostamos e não pra mendigar seguidor. Não adianta seguirmos, não entrarmos e quando entra, nem lê o que ta postado. E eu pelo menos, gosto de ver que meu esforço ta sendo reconhecido…
    De: Adolescente Para: Adolescente

  8. Concordo totalmente, é horrível alguém que comenta só pra deixar o link, e acho q falta senso dessas pessoas em relação a isso. E para fazer posts originais, vc tem que ler bastante blogs, mesmo. Beijos, Giovana.

    http://girlsabout.blogspot.com.br/

  9. Concordo com tudo o que você disse. A gente (quem escreve) percebe quando a pessoa leu a postagem, ou quando só quer fazer divulgação do blog. Acredito que o ‘sucesso’ de um blog depende de quem escreve E O QUE escreve. Vejo tantas meninas iniciantes por ai que acham que ter blog é só ter seguidores ): se quiser seguidores, vá para o twitter. Já vi muitos blogs BONS, que não são tão conhecidos, mas que tem AQUEEEELA essência que faz bem ao leitor.

    Beijos
    http://www.procurei-em-sonhos.com

  10. Oi lindona !!!
    Tem muita gente que apenas vai lá comentar comentários já prontos e nem se quer te dar um oi, uma vez fiz um post falando mal de um produto, e muitos comentários viam dizendo que amou, imagina não leu nada na postagem né, é muito chato isso de não ler os conteúdos dos blogs.
    Aguardo sua visitinha no meu blog tá, vai ser muito bom ver vc por lá.
    Meu Blog: ➥ Plantão da Beleza
    Minha Lojinha ➥ Lojinha Blog Chic
    BeijosssssssssSimara Pink ♥♡♥♡♥♡♥♡♥♡♥♡

  11. Eu nunca participei de um encontro com blogueiros mas acho que é a expressão máxima desse nosso contato na blogosfera. Confesso que às vezes fico chateada quando percebo que os blogs um pouco maiores simplesmente ignoram blogs menores. Acho que produzir e ver o que está sendo produzido é essencial pra uma atividade como a nossa que é entreter e manter os leitores sempre informados sobre todo tipo de coisa.

    (desconstruindoaspalavras.blogspot.com.br)

  12. Loola says:

    é chato mesmo. as vezes nós temos muito trabalho pra pesquisar um assunto pra levar pro blog, para as pessoas verem e nem sempre isso acontece, voce ta certa mesmo, isso de segue de volta e super chato, e se for pedir pra seguir que pelos menos dê a opinião sobre o post ne,
    bjs

  13. Larissa says:

    Adorei a tua listinha e concordo. Já evitei de fazer posts repetidos e tenho amizades em todo o país devido ao blog. Adorei. =D

    Beijão, Lari.♥
    Vitamina de Pimenta
    @laricrazy_

  14. super concordo com tudo, no começo do blog o que eu mais queria era visualização, comentarios e tal, mas me dei conta que eu não fazia isso pra conseguir essas coisas mas pq eu adoro ser blogueiras. Comento e postagens que me interessam, se a pessoa visitar o blog de volta, legal se não, não é obrigação dela.

    Otima lista de porque ler blog, adorei mesmo :D
    http://www.blogfamilymore.com/

  15. Emilie S. says:

    Olha, pelo título eu achava que era uma coisa completamente diferente! Mas acabou sendo relevante! Até hoje ainda me surpreendo quando recebo comentários pedindo pra seguir. Rio, mas fico um pouco irritada – no fundo. As pessoas tem que ter vergonha na cara, isso, sim! :)
    »»» Emilie Escreve

  16. Eu sou contra esse tipo de prática, acho tão mais feliz e construtivo quando lemos o post e comentamos de forma inteligente! E construir vínculos com outros blogs é a melhor coisa que existe na blogosfera na minha opinião!
    parabéns pelo post!
    bjsss
    Dayse

  17. Falou e disse!!! é legal mesmo compartilhar e interagir com outros blogs =)

    Estava com saudades de passar em teu blog… Seus posts sempre interessantes e com novidades!!!
    Fiquei esse tempo meio longe da blogsfera,mas o motivo foi BOM demais…explico tudo no blog,passa là!!!!

    http://www.beautebydani.com

    http://www.youtube.com/user/Danicursino

  18. Eu adoooro ler blogs, acho que como você disse… evita trazer conteúdo repetido. E é claro, também te ajuda a ter ideias e inspirações. :D Eu tenho muita vontade de fazer um encontrinho, quem sabe mais pra frente.
    Um beijão e até mais.

    http://www.queridaga.com

  19. Concordo plenamente com vc flor. Não concordo com o “segue q eu te sigo”
    Pra mim, se meu conteúdo é bom, uma hora ou outra eu vou conseguir um “bom público” em questão de números.
    Mas mais que isso, como você falou é a importância de ler.
    Só quem tem apreço mesmo por suas postagens, e querem fazê-la da melhor maneira possível, sabe quanto trabalho dá. Pra chegar alguém e não dar valor em nada disso, e só ir em busca de mais seguidoras.
    Sem perceber somos tratados como objetos…é duro.
    A conclusão final do assunto é: Gosto muito de ler seu blog. Mesmo que nem sempre eu comente, pode ter certeza que sempre estou vendo suas postagens :)
    Grande beijo!
    Blog
    FanPage

  20. E isso é ser blogueiro. Eu e minha prima não ficamos fazendo isso no início do nosso blog. Escrevíamos por prazer, e as pessoas simplesmente foram aparecendo. Isso que é o bom, e não ficar mendigando seguidor, aquilo é só um número!
    Até porque tem gente que tem vários seguidores e ninguém comenta as postagens :/
    Adorei a matéria!
    Beijos

    http://primasxavier.blogspot.com.br/

  21. Concordo com você.

    O que importa é as leitoras que gostam do nosso blog, e não a quantidade ;)

    <3

  22. Valeu pelas dicas!! Tenho um blog e sei o qto é difícil criar um post, receber comentários e ter seguidores. Não imploro visitas e nem sei como fazer isso direito. Qdo recebo, são todas especiais.
    Se quiser e puder (vejo que recebe vários convites)conhecer http://marialuisaartesanato.blogspot.com.br/, vou adorar!
    bj
    Malu

Deixe uma resposta