Flores e suas histórias

As flores nos tempos de hoje, nos transmite nossos sentimentos ao um alguém. Além de expressarem nossos sentimentos, são usadas para remédios, perfumes. Mas por que expressamos nossos belos sentimentos dando a uma pessoa flores? É isso que quero explicar com esse texto.

Bom proveito mergulhe nesta história no tempo.

Capítulo 1

A mitologia e história sobre a Rosa
O nome Rosa é derivado do latim. Cloris, deusa do amor. A rosa é tida como a rainha das flores, e assim transmitia a imagem de desejo e também do silêncio.

Idade Média
Na Idade Média, quando jurado algo em sigilo, dizia-se “sob rosa”. Isto significava que o assunto ou segredo seria bem guardado sob o silêncio.

China
Os chineses do séc. V a.C, levavam a Rosa a tal importância. As rosas cultivadas no jardim do Imperador eram extraídas para fazer um óleo, só quem poderia utilizar esse tal óleo eram os nobres ou os dignatários do tribunal. Caso um plebeu fosse pego sob posse desse óleo, era condenado a morte.
Egito
Cleópatra tinha tal paixão por tudo que fosse relacionado á Roma, e logo a paixão pelas rosas fora herdadas por seus aliados.

Grécia
Durante as festas em Atena, jovens dos sexos opostos, coroados com rosas dançavam nus a sombra do templo de Hymen. Acreditavam que assim simbolizariam a inocência da Era de Ouro.

A questão Religiosa
Para os cristãos a rosa era símbolo de paganismo, luxúria e orgia. Tertuliano escreveu um livro cujo assunto era total contra a flor. Em liturgias católicas, a Virgem Maria é tida como a “Rosa Mística”.
Logo após Leão IX, Papa foi eleito em 1804. Logo instituiu a cerimônia da Rosa de Ouro, isso fez com que favorecesse monarcas na estima papal. Muitas variedades foram perdidas após a queda do Império Romano e a invasão mulçumana na Europa.

Outras curiosidades
A rosa tornou-se um símbolo heráldico. Na Guerra das Rosas, York simbolizou sua casa com uma rosa branca. Lancaster simbolizou sua casa com uma rosa vermelha. A paixão pelas rosas deu-se na França foi para as ilhas britânicas, em toda Europa Ocidental para América e Austrália.

Capítulo 2

Significado das flores

Ásteres

Há 600 espécies de Ásteres. Antigamente diziam que o odor das folhas quando queimadas afastam serpentes. Hoje em dia não se usa este método, dando meios de Ásteres, “eu não sou certo se você foi fiel a mim”. Então dizem que seja cuidadosa a pessoa que dê Ásteres, ao um alguém.
Significado: encantamento, paciência.

 
Bels de Ireland

Apesar do nome da flor ter surgido em Irlanda, à flor tem origem na Ásia. Bels de Ireland tem um perfume picante, sendo da família da hortelã.
Significado: Boa sorte, irrisório.

Cravo

Era tradição usar um cravo branco ou vermelho no terno. Com o tempo essa tradição se perdeu, e o fato é que o cravo é uma flor duradoura e fácil de ser cultivada.
Significado: fascínio, amor devotado.

Crisântemo

Os crisântemos foram cultivados por 3.000 anos em jardins chineses. O nome crisântemo vem dos chrysos (ouro) e dos anthos (flor).
Significado: inocência, amor leal.

 
 
 
 
 
 
 
Dálias

As dálias têm nacionalidade do México, um antigo asteca disse que a dália foi usada para um tratamento com a epilepsia. Só no séc. XIX que ficou conhecida mundialmente, onde foi a Europa que cultivou e transformou a dália em uma flor mundialmente conhecida.
Significado: dignidade, elegância.

 
 
 
 
 
Íris

Existem variedades diferentes da flor íris, elas podem crescer no solo terrestre e na água. A íris era considerada a flor mais significativa na história da França (flor de lis), que isso fora estabelecido no séc. I pelo rei da França. Hoje é o estado do Tennessee que tem essa flor como símbolo.
Significado: fé, esperança e sabedoria.

 
 
Lírios

Associados a mitos antigos, na qual mencionado no testamento antigo e o novo. Simboliza mesmo hoje o chastity e a virtude.
Significado: pureza, fé.

 
 
 
 
Lisianthus

A origem do nome da flor de Lisianthus é de vários nomes comuns de plantas. Onde é tida como a principal flor em regiões de pradaria (plantas como capim, em tamanhos menores). Regiões como a pradaria de Rosa ou Bluebell do Texas. As lisianthus hoje são cultivadas em pradarias nativas do Colorado, Nebraska e partes abaixo do Texas.


Significado: que parte, pensamentos.

Orquídeas

No séc. XIX as orquídeas foram coletadas em um número bem grande, e no que deu uma variedade de 25.000 orquídeas. Algumas orquídeas são consideradas as mais sofisticadas entre as flores, e outras chegam a serem as mais caras do mercado.
Significado: sedução, preciosidade.

Snapdragons

É uma flor da antiga decoração romana. Originada no sul da Espanha, e logo se espalhou por toda Roma. Hoje temos as flores são encontradas nos templos da França, em Malta, sul da Itália.
Significado: desejo, força.

Rosas

A rosa consideravelmente é a flor mais conhecida e mais antiga por todo o planeta. Imagine que a rosa é conhecida por mais de 200 milhões de anos, além disso, é a segunda flor com mais variedade em sua espécie. Quando se vê uma rosa ou dá-se uma rosa, o significado que damos a ela é o amor, isso é derivado da mitologia grega. Afrodite quando viu seu amante morto Ardomis, ”teve de rosas vermelhas crescidas sobre o seu sangue”. Deste modo surgiu o significado de amor interminável. Quanto aos espinhos que a rosa possui, significa a dor de um amor que esteja sendo doloroso ou mal cuidado.
Significados:
Rosa vermelha: eu te amo, beleza inconsciente.
Rosa branca: amor espiritual, pureza.
Rosa amarela: alegria.
Rosa alaranjada: fascínio, entusiasmo.
Rosa cor-de-rosa: benevolência, gentilidade.

Gente esse foi uma matéria sobre as flores. Eu separei em dois capítulos, para que primeiro você soubesse a história da flor, no caso a rosa, e segundo o significado de diversas flores. E que ao dar a um alguém, significa algo. Agora quando for dar ou receber uma flor, saberá o significado.

Fontes:http://pt.shvoong.com/humanities/1721035-lendas-das-flores-rosa/
http://www.etoxtr.com/pt/641.html

Fotos: Google.

Deixe uma resposta