Você sabe quem foi Edith Head?

db_Head14

edith-head-vogue-28oct13-rex_bEdith Head nasceu em Searchlight, Nevada, EUA; no dia 28 de outubro de 1898. Foi figurinista em Hollywood (dos anos 1940 aos de 1970), trabalhou para os estúdios da Paramount e da Universal, criou figurinos para os filmes de Alfred Hitchcock (um de seus diretores favoritos) e vestiu atrizes como: Bette Davis, Audrey Hepburn, Grace Kelly, Elizabeth Taylor, Sophia Loren…

Edith foi revolucionária para a sua época, naquele período ao fazer a elaboração de figurino não era levado em conta a opinião de novas atrizes, porém Head conversava com elas para saber o que  achavam que ficava bem no seu próprio corpo ou não, assim a Edith montava os figurinos. Sendo responsável por jovens atrizes em ascensão, originando o princípio básico da consultoria de moda: segurança e equilíbrio.

Ao trabalhar com Hitchcock, os dois desenvolveram um “call board” para os figurinos em que era possível ter uma visibilidade de todos os figurinos dos personagens juntos em uma cena. Desta forma, não só se conseguia visualizar se as roupas formariam uma composição harmoniosa entre si, mas também se personagens tinham figurinos muito semelhantes.

Edith Head teve 35 indicações ao Oscar e foi ganhadora de 8 na categoria de melhor figurino:

TheHeiressTC

1950 – The Heiress (Tarde Demais)

SansonAndDelilahTC

1951 – Samson and Delilah (Sansão e Dalila)

AllAboutEveTC

1951 – All About Eve (A Malvada)

APlaceInTheSunTC

1952 – A Place in the Sun (Um Lugar ao Sol)

RomanHolidayTC

1954 – Roman Holiday (A Princesa e o Plebeu)

SabrinaTC

1955 – Sabrina

TheFactsOfLifeTC

1961 – The Facts of Life (O Jogo Proibido do Amor)

TheStingTC

1974 – The Sting (Um Golpe de Mestre)

EdnaTCNo filme “Os Incríveis”, em 2004, Edith é homenageada com a personagem Edna que cria o uniforme dos super heróis. Edith Head morreu no dia 24 de Outubro de 1981, em Los Angeles, EUA.

Imagem capa via Tim Fuller.

asswend1-300x142

Deixe uma resposta